BILINGUISMO

BILINGUISMO - BRIDGE SCHOOL

O aprendizado de um segundo idioma tem se tornado imprescindível, sobretudo, devido a todas as mudanças ocasionadas pela globalização e pela velocidade crescente das informações.

O Bilinguismo na escola é muito importante para a formação do estudante, sobretudo, no contexto atual. O aprendizado do inglês pode contribuir em diversos âmbitos da vida do estudante, inclusive, no mercado de trabalho e na construção de relações e de uma comunicação internacional.

ABridge School é um programa de Ensino Bilíngue cujo objetivo é proporcionar meios para se comunicar sem esforço em uma língua que não é a nativa, além de poder aperfeiçoar o uso do idioma sem erros gramaticais e com uma pronúncia próxima aos falantes nativos. Traz em sua proposta, metodologias condizentes a cada segmento dentro do contexto escolar.

Na Educação Infantil o projeto respeita a processo natural da linguagem e o inglês não é apresentado como um Componente Curricular. Nossa maior preocupação é que os estudantes se familiarizem com a língua estrangeira da mesma forma que eles foram apresentados à língua mãe. As aulas são ministradas completamente em inglês e através de uma abordagem lúdica e muito divertida. Canções, brincadeiras, fantoches e muita interação são ferramentas fundamentais para o sucesso do projeto.

No Ensino Fundamental Anos Inicias (1º ano ao 5º ano) o estudante já torna-se familiarizado com a língua estrangeira e é capaz de entender a professora, responder comandos, questionamentos e interagir com os colegas de sala. As aulas passam a ter uma abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), isso quer dizer que elas são voltadas para a área acadêmica como matemática, ciências, geografia, entre outros, tendo o inglês como ponte para essas informações.

A partir do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ano ao 9º ano) os estudantes são mais independentes na língua inglesa e podem discutir assuntos acadêmicos em sala, apresentar trabalhos, interpretar textos acadêmicos, tudo isso na língua estrangeira. Para alcançar esse nível eles precisam ter seguido todo o percurso do projeto bilíngue, pelo menos desde os Anos Iniciais. Assim os estudantes chegarão ao Ensino Médio com conhecimento necessário para ingressar no tão sonhado “high school” (ensino médio nos Estados Unidos).