ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

SOP – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

À luz do Evangelho e dos princípios filosóficos dos Fundadores: Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia, nossa prática pedagógica está voltada para o desenvolvimento das competências e habilidades das áreas de conhecimento, que pretendem assegurar, como resultado, um processo de aprendizagem satisfatório estruturado em vivências e experiências voltadas a uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais compreende a progressão das múltiplas aprendizagens, ampliando novas formas de relação com o mundo. Está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) alinhada à proposta do Sistema Poliedro com estratégias de aprendizagem significativas e contextualizadas para aquisição de novos conhecimentos, contemplando e fortalecendo o desenvolvimento intelectual, motor, social e ético contribuindo para uma formação universal sólida e consistente em todas as fases de sua vida.

O Programa Bilíngue que é oferecido em parceria com a Bridge School oportuniza o estudante a uma imersão total na cultura do idioma. Este, oferece diversos benefícios pois além de aprender e dominar uma língua estrangeira com mais naturalidade, o estudante que cresce com uma educação bilíngue aperfeiçoa certas habilidades, como: raciocínio, competência de concentração, organização e capacidade cognitiva.

Também encontra-se inserida dentro da nossa proposta curricular pedagógica, a Educação Socioemocional que é o processo através do qual os estudantes aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias aprendendo a lidar criativamente com seus conflitos e os do meio no qual está inserido, aumentando sua autoconfiança e equilíbrio emocional.