EDUCAÇÃO INFANTIL

SOP – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - EDUCAÇÃO INFANTIL

À luz do Evangelho e dos princípios filosóficos dos Fundadores: Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia, nossa prática pedagógica está voltada para o desenvolvimento das competências e habilidades das áreas de conhecimento, que pretendem assegurar, como resultado, um processo de aprendizagem satisfatório estruturado em vivências e experiências voltadas a uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A Educação Infantil é uma das etapas escolares mais importantes para a formação e desenvolvimento social, emocional e intelectual do indivíduo.

Considerando a singularidade com que a criança concebe o mundo e constrói sentidos para o que vê a sua volta o Brincar e o Interagir são ações norteadoras para uma construção pedagógica que promovam a cada momento novas aprendizagens.

A proposta Pedagógica da Educação Infantil está em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define aprendizagens essenciais a serem promovidas, diante de propostas estruturadas nos Direitos de Aprendizagem (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se) e nos Campos de Experiência, estando em consonância com à proposta do Sistema Poliedro que traz estratégias de aprendizagem significativas e contextualizadas para aquisição de novos conhecimentos.

Também encontra-se inserida dentro da nossa proposta curricular pedagógica, a Educação Socioemocional que é o processo através do qual as crianças aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias aprendendo a lidar criativamente com seus conflitos e os do meio no qual está inserido, aumentando sua autoconfiança e equilíbrio emocional.

Dessa forma, as vivências que a criança tem no espaço da Educação Infantil possibilitam o encontro de esclarecimentos sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma sendo estimuladas a criar e a se expressar com liberdade em situações concretas que valorizam o fazer, o conviver e o autoconhecimento e a desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas, além de conhecer e envolver-se com diferentes linguagens e culturas infantis.

Compreendemos que a Educação Infantil tem um papel social e fundamental de valorizar os conhecimentos que as crianças possuem. Por este motivo, oferecemos mais condições para que ela possa se apropriar de determinadas aprendizagens que irão gerar a aquisição de novos conhecimentos e habilidades em diferentes atividades e ambientes como:

  • Programa Bilíngue a partir dos 3 anos;
  • Musicalização;
  • Psicomotricidade;
  • Projetos Interdisciplinares;
  • Brinquedoteca;
  • Biblioteca;
  • Lanche coletivo acompanhado por Nutricionista.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2020 - Colégio Nossa Senhora do Amparo